O que muda na rotina de um casal após a chegada de um bebê?

Após a chegada de um bebê, é provável que você se encontre dividido entre a dúvida e a excitação.

Como novo papai e nova mãe, vocês enfrentarão uma situação completamente diferente de tudo o que já experimentaram. E, quanto mais seu filho se desenvolver, mais rico será o relacionamento de sua família.

No entanto, nem tudo são flores e o casal precisará se esforçar muito para manter uma rotina saudável, com a chegada de um bebê.

O que muda em nossa rotina com a chegada de um bebê?

Basicamente, tudo. Com relação à mulher, sua vida quase pode ser dividida antes e após a chegada de um bebê.

Assim que resolve engravidar, mudanças na alimentação e no estilo de vida, como um todo, já devem ser iniciadas pela mulher e readaptadas durante a gravidez. E o pai, como companheiro, acompanhar se adaptar isso.

Após a chegada de um bebê, pode-se dizer que a rotina dos pais é completamente transformada. Praticamente todos os aspectos da vida do casal precisarão ser ajustados ao filho que agora faz parte irremediável de suas vidas.

As noites não são mais as mesmas e nem os horários. Aquele programa regular de ir ao cinema juntos, visitar amigos, ir à shows e outras atividades de lazer terão datas programadas e serão bem menos frequentes.

Até mesmo a disposição do casal vai mudar. Tudo agora gira em torno desse filho, que exige total atenção dos pais.

Com tudo isso, é muito importante ter paciência e tolerância para que os laços familiares sejam fortalecidos e para que as mudanças e adaptações necessárias não sobrecarreguem a família, mas se tornem sempre motivo de grande alegria.

As mudanças são muitas, porém nada se compara com as emoções e alegrias da chegada do bebê, para o pai e a mãe.

Preserve o romantismo, o companheirismo e, principalmente a amizade

Com a chegada de um bebê, será ainda mais importante que o casal mantenha os laços essenciais que os mantiveram juntos, durante todo este tempo.

É muito importante que a vida do casal não se resuma apenas ao cuidado com o filho, por mais que isso seja a maior tarefa nos primeiros meses de vida da criança.

Confira as nossas dicas de como manter o relacionamento saudável após a chegada da criança:

Tempo para os dois: Pelo menos uma vez ao mês, deixem o filho com os avós e saiam para um programa juntos. Um cinema, jantar ou mesmo uma caminhada só para os dois será um ótimo momento para manter aquecida a relação.

O homem, em especial, pode se sentir abandonado pela parceira. Por isso, é importante que ele aprenda a lidar com suas emoções.

Aliás, a depressão pós-parto masculina existe! Veja o depoimento do papai Bruno sobre isso:


Comunicação aberta: É essencial que o casal saiba comunicar seus sentimentos de forma gentil e séria. Nunca deixe acumular sentimentos negativos em seu relacionamento;

Respeite o espaço alheio: Principalmente agora, com a chegada de um bebê, pode ser difícil para o casal ter seu próprio espaço e tempo para si. Porém, é importante preservar a liberdade e o momento do outro. Todos precisamos nos sentir respeitados.

Para lidar bem com a chegada de um bebê, a estrutura familiar do casal precisa estar bem consolidada. Veja o depoimento da psicóloga Angélica Falci.

Compartilhar: