Qual a diferença entre parto normal e cesárea?

Agora que vocês vão ser papais, é importante que estejam inteirados sobre todos os assuntos relacionados à gestação. A forma como seu filho virá ao mundo é um deles. Qual a diferença entre parto normal e cesárea? Elas vão desde os primeiros sinais de trabalho de parto até a cicatrização. 

Em relação às dores, no parto normal o incômodo costuma ser maior pois a mãe tem mais contrações e faz mais esforço fazer para o bebê nascer. Após atingir os 5 centímetros de dilatação, a anestesia pode ser solicitada pela paciente, caso queira.  Na cesariana, a mulher costuma não sentir dor alguma, já que recebe a anestesia raquidiana, que imobiliza o movimento da cintura para baixo.

Para ajudar na passagem do bebê, mesmo em parto normal, alguns médicos costumam fazer um pequeno corte no períneo – entre a vagina e o ânus –. Porém, este procedimento que só pode ser realizado se a mãe permitir. Devido ao local, é importante redobrar os cuidados com a higiene para evitar contaminação. Na cesárea, o corte é feito na horizontal acima da linha dos pelos pubianos.  A cicatrização exige cuidados especiais com produtos prescritos pelo médico ou apenas água e sabão. 

Os especialistas não conseguem estimar o tempo de duração de um parto normal. É porque, nestes casos, dilatação e contrações são determinantes. Ao fim do procedimento, a mãe pode se levantar, não há dores durante a recuperação e os pontos serão expelidos naturalmente. A cesariana, no entanto, desde que não haja complicações, dura em média uma hora. Como se trata de uma intervenção cirúrgica, a mulher consegue levantar entre seis e 12 horas depois. Os pontos só devem ser retirados entre dez e 15 dias. Pode haver fortes dores e distensão abdominal.  

Compartilhar: