O que acontece entre a 10ª e a 15ª semana de gravidez?

Acompanhar o desenvolvimento do seu bebê a cada semana de gravidez é um habito saudável. A cada semana que passa seu filho se desenvolve de maneira incrível e uma infinidade de coisas diferentes acontece com ele e com o seu corpo.

Falamos aqui sobre as principais mudanças em 9 semanas de gravidez. Continue acompanhando esta série com as dicas da especialista Quésia Vilamill e tenha uma gestação saudável.

10 semanas de gravidez

Na décima semana de gravidez o embrião já é um feto e tem aparência humana. Ele já é capaz de dar chutes e engolir o líquido amniótico. O útero, que antes tinha o tamanho de uma maçã, já parece um mamão papaia pequeno.

É muito comum que muitas mulheres ainda não percebem diferença no abdômen, apesar de sentirem dificuldades para fechar o zíper da calça. Nesse momento, comece a dar prioridades à roupas mais confortáveis.

Por causa do crescimento do bebê de 10 semanas, é muito importante que nessa fase se tenha uma alimentação na gravidez balanceada, rica em vitaminas e sais minerais.

11 semanas de gravidez

Apesar de ser ainda um pouco desproporcional em relação ao resto do corpo, a cabeça do bebê já está bem formada. Os dedos estão separados e já é possível que ela abra e feche as mãozinhas.

Você deve estar um pouco preocupada sobre o que comer, o que ingerir e quais medicamentos evitar. Por isso, tenha uma alimentação o mais saudável possível e evite a ingestão de quaisquer medicamentos sem a prescrição médica.

Em relação ao álcool, o ideal é que você não beba nenhuma quantidade durante a gestação, pois pode ter efeitos negativos no desenvolvimento do bebê.

12 semanas de gravidez

Na décima segunda semana de gravidez, o bebê acaba de dobrar de tamanho, mede 6 centímetros e pesa cerca de 14 gramas.

Seus rins do já funcionam e filtram o sangue e ele já é capaz de produzir os seus primeiros primeiros xixis. Além disso, suas pálpebras se abrem e fecham, então ele já pisca.

Neste momento você deverá fazer um exame de ultrassom que é usado para calcular o risco de o feto ter algum cromossomopatia, chama-se exame de translucência nucal.

E pode ser que durante o exame seja verificado o tubérculo genital do feto, que é o orgão que formará a vulva ou o pênis. Então pode ser que você já fique sabendo o sexo do seu bebê neste exame!

13 semanas de gravidez

Parabéns, ao chegar em 13 semanas de gravidez você entra oficialmente no segundo trimestre de gestação. O que traz duas boas notícias:

  • A primeira é que o risco de aborto espontâneo diminui;
  • A segunda é que as náuseas e desconfortos matinais também costumam desaparecer.

Com mais energia e menos desconforto provavelmente você irá perceber um aumento da libido sexual, que pode ter ficado um pouco diminuída nas últimas semanas.

Portanto, aproveite para fazer programas saudáveis e românticos.

14 semanas de gravidez

A grande novidade desta semana de gravidez é que agora o seu bebê já tem cabelo, não só na cabeça e nas sobrancelhas, mas também em todo o corpo ele já apresenta uma penugem, que desaparece até o dia de ele nascer.

Ele também já é capaz de ter expressões faciais e fazer caretas, além de chupar os dedinhos. E isso já dá para ver nos exames de ultrassom.

É também muito comum que as gestantes apresentem o desejo de preparar as coisas para a chegada do bebê. Como provavelmente já sabe o sexo, olhe roupinhas, berço e a preparação do quarto.

Mas, não se esqueça, que mais o importante é preparar o seu corpo para viver a gravidez de maneira saudável, o parto e a chegada do seu bebê. Já começou a fazer atividades físicas?

15 semanas de gravidez

Agora o bebê já apresenta sensibilidade à luz e pode ter soluços, que são movimentos precursores da respiração. Se você pudesse segurá-lo, provavelmente ele mediria o tamanho da palma das suas mãos.

É muito comum que você já tenha compartilhado com amigos e familiares a sua gravidez e já tenha começado a participar de grupos de discussões de pais e gestantes.

Esses grupos são importantes porque você pode trocar ideias com pessoas que estão passando pela mesma fase da gestação que você. Também pode ajudá-la a tomar decisões importantes sobre o seu cuidado da gravidez, sobre o parto e sobre outros assuntos.

Acompanhar o desenvolvimento do seu bebê é uma delícia, não é mesmo? Melhor ainda quando se sabe tudo o que está acontecendo em cada semana de gravidez.

Fique por dentro da playlist semanas no nosso Youtube e acompanhe vídeos novos a cada 7 dias!

Compartilhar: