O que acontece entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez?

O tempo está passando e o seu filho se desenvolve mais a cada dia. Ao longo de cada semana de gravidez você percebe mudanças em seu corpo que estão acontecendo para te preparar para a chegada do bebê.

Veja as curiosidades e dicas das ginecologistas Quésia Villamil e Gisele Maciel sobre o progresso da gestação.

16ª semana de gravidez

Na 16ª semana de gravidez, o seu filho já é mais ou menos do tamanho de uma pêra. Ele já se mexe bastante e pode ser visto brincando com o cordão umbilical.

Com o crescimento do útero no seu abdômen você pode começar a sentir pontadas na barriga e algum peso sobre os músculos do assoalho pélvico. Eles doem porque não eram trabalhados com tanta frequência como agora, mas é possível aliviar as dores.

Dica: Para ajudar com o mal estar e fortalecimento muscular, procure seu médico e veja se pode realizar exercícios de treinamento da musculatura pélvica e lombar. Dessa forma, você se sentirá mais confortável nesta semana de gravidez.

17ª semana

Entrando na 17ª semana de gravidez, seu bebê pesa aproximadamente 100 gramas e mede mais ou menos 19 centímetros. A partir de agora, uma camada de gordura começa a aparecer por baixo da pele do bebê, para controle de temperatura do seu filho.

E o melhor: a partir de agora você pode começar a sentir o seu bebê mexer com mais força!

Dica: Durante este período, você deve observar sua saúde bucal. Caso observe sangramentos gengivais procure um dentista. Isso é crucial, pois porque prevenir doenças gengivais, periodontais e odontológicas faz diferença na saúde de sua gravidez.

18ª semana

Mais uma semana se passou e o seu filho não para de crescer. Agora ele está com mais ou menos 21 centímetros de altura. A grande curiosidade desta semana de gravidez é que o bebê já escuta alguns sons, como seus batimentos cardíacos.

Além disso, como ele está ganhando peso, se movimenta com mais força e você pode senti-lo melhor.

Aliás, porque você não aproveita para se exercitar junto do seu filho?

19ª semana

A todo vapor, os sistemas circulatório, urinário e digestivo de seu filho funcionam integralmente. Ele agora pesa em torno de 200 gramas e tem 23 centímetros.

IMPORTANTE! Comece a programar com o seu médico o ultrassom morfológico, que determina a idade gestacional, o peso do neném, avalia placenta e analisa os órgãos do seu filho.

Também, é possível que você comece a sentir dores na coluna. Se sentir necessidade busque um fisioterapeuta.

20ª semana

Chegamos agora à 20ª semana de gestação e o seu bebê já está com todos os cinco sentidos desenvolvidos.

Dica: Use roupas leves e confortáveis. Se sentir muito cansaço, converse com seu médico, isso pode ser um sintoma de anemia.

 

Você também pode conferir nossa matéria sobre o acontece entre a 10ª e a 15ª semana de gestação. Quer receber os conteúdos sobre semana a semana de gravidez em primeira mão? Inscreva-se no nosso canal no YouTube e não perca nada!

Compartilhar: