Gravidez não planejada. E agora?

Positivo! A notícia de um bebê a caminho pode assustar qualquer mulher, principalmente uma gravidez não planejada. Mas, a forma como você vai lidar com isso faz toda a diferença.

Respire fundo

Pode ser que, ao descobrir uma gravidez não planejada, você fique nervosa, triste e até mesmo angustiada. Pare e respire fundo. Você vai conseguir passar por cima dos problemas e encarar a situação.

Todos sabemos que uma gravidez planejada exige mudanças, quanto mais a inesperada! Você vai se adequar à nova realidade e em breve estará conectada com a maternidade.

Então, se você está chateada, sem problemas. Segundo especialistas, algumas mulheres costumam ter sentimentos negativos como culpa, raiva e medo.

Sim. Toda gestante pode se sentir insegura, veja a opinião da psicóloga Adriany Gomes:

Respeite o seu momento

Se você ainda não criou identidade e não quer acariciar sua barriga, respeite este momento. Tudo bem você não se apaixonar pelo seu filho, nesse primeiro momento.

Busque alguém para te orientar

Converse com seu parceiro que, além de ter o direito de saber, pode te ajudar a enfrentar a gravidez não planejada. Se não for possível, procure alguém de confiança para desabafar: falar sobre a gravidez ajuda a ficha a cair.

Você pode, por exemplo, conversar com sua mãe ou sogra:

Se, mesmo com o passar do tempo, você perceber que a tristeza não passa e você não consegue “digerir” a ideia de ser mãe, procure um profissional especializado. Você vai superar!

 

Além disso, a psicóloga Adriany Gomes dá mais dicas de como lidar com uma gravidez não planejada. Confira:

 

Compartilhar: