Exames pré-natal: quais devo fazer?

Os exames pré-natal são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento do feto e a saúde da mãe, que também é muito importante. Para isso, esse acompanhamento deve ser feito em datas específicas.

No entanto, fique atento. As consultas e exames pré-natal devem seguir uma periodicidade mensal até o sétimo mês de gestação e a cada quinze dias depois disso, sendo que no último mês de gravidez, recomenda-se que seja realizada semanalmente.

Exames pré-natal: quais preciso fazer?

Para uma boa gestação devem ser feitos os seguintes exames:

  • Tipo sanguíneo e fator RH;
  • Avaliação da hemoglobina, para ver se a gestante irá desenvolver anemia, ou não;
  • Exame de toxoplasmose;
  • Exame de rubéola;
  • Exames de sífilis e HIV;
  • Urina rotina;
  • Ultrassons para a avaliação do crescimento do feto.

A paciente será examinada pelo médico em todas as consultas e exames pré-natal para ouvir o batimento cardíaco do bebê, fazer o exame de toque, verificar inchaços e fazer o exame clínico geral.

Pai, acompanhe sua companheira nos exames pré-natal

Nós sabemos que a fase da gestação é de muitas novidades. E alguns pais ficam com dúvida se devem ou podem participar de todas as consultas durante os exames pré-natal.

A resposta é sim. Aliás, 0s pais não só podem como devem estar ao lado das futuras mamães durante todo o período.

Desejada pela maioria das mulheres, a participação do marido traz muitos benefícios, entre eles, o esclarecimento de dúvidas, compreensão das necessidades da companheira, desenvolvimento da confiança do novo papai, entre outras coisas.

Por isso, aproveite as consultas e exames pré-natal e aprenda um pouco mais sobre as necessidades da esposa e do bebê. Entenda mais sobre a importância do pré-natal.

Compartilhar: