9 semanas de gestação: o que acontece neste período?

Quando completa 9 semanas de gestação, a cabeça do feto ocupa a metade de seu corpo e seus olhos já estão separados, ou seja, o neném começa a tomar forma. Ele pesa cerca de 2 g e mede 2,3 cm.

A partir de agora irá crescer e ganhar peso muito rapidamente. Todas as partes do corpinho dele já estão presentes, embora não estejam totalmente formadas. Nesta fase de desenvolvimento ele ganhará peso de uma forma incrível.

9 semanas de gestação: desenvolvimentos do bebê

Esta é uma fase crítica no desenvolvimento de suas pernas e braços. A cauda embrionária, que fazia parte do embrião, já desaparece por inteiro. Ele agora tem o tamanho aproximado de uma azeitona, com aproximadamente 30 mm.

Cérebro: nesse momento ele desenvolve 100 mil novos neurônios por minuto;

Movimento: o bebê começa a se mover, mas você ainda não pode sentir;

Braços, pernas e membros: agora suas pernas e braços começam a crescer e seu cotovelo a surgir. Os dedinhos, que ainda são pequenos botões nascem e suas mãozinhas começam a se formar.

Outros membros como joelhos, ombros, pulsos e cotovelos, estão desenvolvendo e seu tronco está esticado e alongado;

Órgãos sexuais: ele já tem os órgãos sexuais, mas só daqui a algumas semanas será possível distinguir se é uma menininha ou um menininho.

Órgãos vitais: nesse momento tanto o fígado quanto a vesícula biliar, o baço e a glândula adrenal estão em constante movimento para se desenvolver.

As pequenas pálpebras já se fecham, mas ainda estão fundidas.

9 semanas de gestação: sintomas da mamãe

Agora que o seu bebê está se movimentando como nunca, você sentirá muito cansaço e sonolência, além de um possível desânimo. Não se preocupe, isso é normal.

Seus seios também estarão maiores, mais sensíveis e pesados. Isso porque nesse momento eles começam a produzir leite. Fique tranquila, a sensibilidade costuma diminuir aos poucos. Outra diferença nos mamilos é que nódulos brancos podem surgir, além de óleos que os manterão úmidos.

Dicas e cuidados

Descanse: Agora é um momento para esperar que seu bebê se desenvolva e cuidar da sua saúde. Faça exercícios físicos leves e não exija muito de si. Descanse o corpo e a mente.

Evite stress: Tudo o que você sente afeta, de alguma forma, o seu bebê. O que acontece nas primeiras semanas de gravidez é essencial para você e seu filhote, por isso tenha uma gravidez tranquila e evite emoções desnecessárias.

Converse com o seu bebê: Continue conversando com seu filho, cada vez mais, ele consegue perceber sua voz.

Dê atenção à alimentação: A alimentação adequada é o combustível para você e seu filho seguirem esses 9 meses fortes e saudáveis. Siga a risca a orientação do seu médico e ao primeiro sinal de alergia ou reação agende uma consulta.

A partir das 9 semanas de gestação, o bebê começa a passar por intensos  processos de desenvolvimento, como:

  • Produção de 100 mil novos neurônios por minuto;
  • Desenvolvimento de pernas, braços e outros membros;
  • Desenvolvimento dos órgãos sexuais e alguns vitais.

E, por isso, é natural que a mamãe fique cansada, sonolenta e até mesmo emocional. Por isso é preciso:

  • Descansar bastante;
  • Evitar stress;
  • Alimentar-se bem.

Veja o que a especialista Quésia Villamil tem a dizer sobre as 9 semanas de gestação.

 

Compartilhar: