Quando posso voltar a fazer exercícios?

Após o parto normal, que tem recuperação rápida, pode-se voltar a atividades físicas leves em 2 ou 3 semanas, mas sempre converse com o seu médico antes, porque cada caso é um caso. Se você já fazia atividade física durante a gravidez, talvez você poderá retomar alguns exercícios mais rápido. Fisioterapias próprias para o pós-parto, focadas no períneo e abdômen são sempre uma ótima opção.

Se o parto for cesárea, ele tem uma recuperação mais lenta. Normalmente, seis semanas depois da cirurgia pode-se voltar a fazer atividades físicas leves como caminhadas e alongamentos. Deve ser verificado com o médico quando pode começar os exercícios para fortalecer o abdômen e combater a flacidez da barriga. Alguns podem ser iniciados cerca de 6 semanas após o parto, desde que o médico tenha liberado e que a cicatrização esteja boa. Uma fisioterapia para ajudar quando há diástase é necessária o mais cedo possível.

Tanto após o parto normal como a cesárea não se deve iniciar esportes na água antes de 10 semanas do parto, para evitar o risco de infecções.

Não exagere na quantidade de atividade física, nem faça mais de uma hora de exercício aeróbico por dia, para não diminuir a produção de leite e prejudicar a amamentação.

Compartilhar: