Infertilidade masculina: investigue o problema

Em alguns casos, a dificuldade de concepção é uma exclusividade da mulher, em outros, o problema é exclusivo dos homens. Mas só há um jeito de descobrir isso: através de exames de infertilidade masculina e feminina.

Segundo especialistas, há também a possibilidade de acontecer uma associação de pequenas complicações dos dois parceiros. Por isso, é essencial uma avaliação do casal, e não apenas de um ou outro.

O exame nos homens é geralmente simples e, em 99% das situações, é possível identificar a causa da infertilidade masculina por meio de apenas um exame: o espermograma.

Por outro lado, o diagnóstico da aspirante a mamãe pode ser bem mais longo do que o de infertilidade masculina, envolvendo a análise de todo o seu sistema reprodutor.

Infertilidade masculina: investigue com espermograma

O espermograma é um bom começo para os casais que pensam em procurar ajuda médica para engravidar. Mais da metade das situações são resolvidas com esse único teste!

Mas não é preciso pressa para buscar um especialista. Estima-se que somente 10% de todos os casais que tentam engravidar precisam de algum tipo de acompanhamento.

Há alguns casos em que a infertilidade masculina pode ser causada pelo câncer de pênis. Confira a análise do urologista Rogério Saint Clair sobre o assunto.


Compartilhar: