Seu bebê mexe muito? Aprenda a lidar com isso

Quando o bebe mexe pela primeira vez, é uma emoção muito grande para a mãe e para o pai. Mas você sabia que ele já está realizando movimentos desde o começo da gestação?

A partir da 6ª semana seu filho tem aproximadamente 4 mm (ou seja, o tamanho de um grão de lentilha), está se desenvolvendo a todo o vapor e já realiza alguns movimentos. No entanto, você ainda não consegue senti-lo.

Um pouco mais adiante, na 10ª semana, ele já é capaz de dar chutes, mas você também ainda não pode sentir isso.
Na verdade, geralmente, a mulher sente o bebê a partir da 16ª semana de gestação, em que ele já tem o tamanho aproximado de uma pêra e se movimenta como nunca.

IMPORTANTE: pode ser que nessa fase você sinta algumas pontadas na barriga. Peça ao seu médico que lhe indique alguns exercícios da musculatura pélvica, para aliviar essas dores.

O bebê mexe muito mais a partir da 28ª semana de gestação

A partir da 28ª semana, o bebê mexe muito mais, o que pode, muitas vezes, dificultar a sua respiração, mamãe. O bebê mexe tanto que até empurra seu diafragma.

Poder ser, também, que você observe alguns sangramentos nas narinas ou sensação de entupimento, já que a mucosa das vias nasais costumam se dilatar nesta fase da gravidez. Mas, fique tranquila, isso é comum durante a gestação.

PAI, FIQUE ATENTO! Pode ser que sua companheira tente recorrer à automedicação para se aliviar. Mas não permita que ela use descongestionantes antes de conversar com o médico.

Atenção à 36ª semana de gestação

Além dos chutes, na 36ª semana, seu bebê vai dar muitas cotoveladas e joelhadas. Você costuma sentir dor, porque, às vezes, ele acerta bem as suas costelas. É sem querer, viu, mamãe?

A boa notícia é que, se o seu bebê mexe bastante, é sinal de que ele está bem oxigenado. E sabe porque eles chutam mais durante a noite?

Porque, enquanto você dorme, eles necessitam movimentar-se mais, devido à menor oxigenação no sangue. Ao se deitar, prefira a posição virada para o lado esquerdo, isso facilita a oxigenação da criança.

Também é muito importante se exercitar quando seu filho está mais agitado. Caso as dores na coluna piorem muito, o seu companheiro pode fazer algumas massagens com óleos e cremes relaxantes, indicados pelo médico.

É verdade que o bebê não pode parar de mexer?

Talvez você já tenha escutado alguém dizer que o bebê para de mexer próximo do parto. Isso não é verdade.
No entanto, agora que está grandão e o espaço é bem apertadinho aí dentro de seu útero, o bebe mexe menos, se comparado a antes. Mas é importante que ele esteja sempre em movimento.

Fique em alerta neste final de gestação. Caso não sinta que o bebê mexe, avise ao médico o quanto antes. Mesmo faltando apenas uma semana, não é normal que o neném fique quietinho. Observe!

Todo bebê mexe, mas pode ser que, em algumas gestações, ele se movimente menos. Confira a experiência da empresária Patrícia Machado, que teve dois filhos e gestações bem diferentes umas das outras.

Compartilhar: