Hora da soneca: entenda porque seu bebê dorme muito

Os bebês costumam dormir entre 10 e 12 horas por noite, além de tirarem duas sonecas de uma a duas horas cada. Por isso, muitos pais podem se perguntar: “será que a soneca é prejudicial ao meu filho?” “Será que elas atrapalham o sono à noite?”

A importância da soneca

Quando a criança não tira uma soneca de dia, podem acontecer duas coisas:

  • Seu sono noturno acaba sendo prejudicado;
  • Ela demora a adormecer ou acorda várias vezes durante a noite.

Mesmo com a soneca diária, vocês devem criar rotinas. Incluir banhos, uma brincadeira tranquila, uma leitura gostosa ou uma canção, ajudam a entreter a criança. Deixá-la relaxada assim, sinaliza a ela que a hora de ir para a cama está chegando.

A rotina e a hora da soneca, distribuídas sempre no mesmo horário, vão facilitar para que a criança adormeça à noite.

Ao mesmo tempo, é importante dar um pouco de independência ao seu filho caso você queira que ele durma sozinho, a noite inteira, sem chamar por ninguém. Coloque-o no berço em seu quartinho, antes de adormecer, e não deixe-o dependente de colo ou mamadas para dormir.

Seu filho chora muito na hora em que vai colocá-lo no berço? Confira o que o pediatra Eduardo Aquino tem a dizer sobre isso:

Vocês estão tendo dificuldades em colocar o bebê para dormir, seja a noite ou na hora da soneca? A pediatra Karina Azevedo mostra como a música pode ser uma forte aliada nesse momento.

Compartilhar: