Gêmeos a bordo? Veja os principais cuidados durante a gestação

São gêmeos! Essa pode ser uma grande surpresa para os novos pais, o que pode causar medos e inseguranças. Apesar de ser emocionante, a princípio, pode parecer apavorante!

Por isso mamãe, não se sinta culpada se não conseguir curtir essa notícia no começo. No início você precisará de uma ajuda extra para cuidar dos bebês, mas com o passar do tempo, eles serão companheiros de brincadeiras e risadas.

O primeiro cuidado que as mamães grávidas de gêmeos precisam ter é com a gestação em si. Seu pré-natal vai requerer algumas prevenções a mais para que o colo do útero se mantenha fechado até o final.

Além disso, o seu ganho de peso terá que ser bastante controlado e seu ritmo deverá ser mais regulado. A maior preocupação é que a metade dos bebês nascem antes dos nove meses, prematuros.

Por isso, é necessário fazer seu pré-natal e parto com um médico que tenha experiência em gravidez múltipla. Agora você precisa de duplos cuidados, mas no futuro serão duplos sorrisos e inúmeras emoções.

Curiosidade sobre gêmeos

Quem tem gêmeos fraternos (não-idênticos) na família tem mais chances de ter uma gravidez de múltiplos. Um histórico de gêmeos no lado feminino da família indica uma maior probabilidade de ovular mais de uma vez por ciclo.

Se for no lado do futuro pai, o homem produz mais espermatozoides suficientes para fertilizar mais de um óvulo.

Mamãe, quando você acostumar melhor com a ideia, verá que será uma alegria ter gêmeos. Por isso, não entre em pânico e conte com toda ajuda que puder. Confira as dicas do psiquiatra Eduardo Aquino.

Aliás, sabe quem pode ser de grande ajuda na sua gestação e quando os gêmeos nascerem? Sua mãe e sogra. Isso mesmo! Veja só o conselho da psicóloga Adriany Gomes de como lidar contar com esse tipo de ajuda:

Compartilhar: