Como lidar com o choro do bebê?

O choro do bebê é a primeira forma que ele encontra para se comunicar. Por isso, se prepare: ele vai chorar muito.

Compreender os motivos que fazem seu pequeno cair aos prantos, vai te ajudar a lidar melhor com esta situação. Entenda.

Fome

Quando o choro do bebê estiver semelhante a um apelo, ou gemido, que não cessam nem com carinho, pode significar que ele está com fome. Tente colocar horários fixos para amamentar, mas se a criança insistir muito, não o deixe esperando.

Fralda suja

A fralda suja faz com que o bebê tenha um choro fraquinho, com ruídos. Nunca deixe seu filho com sujo, além de anti higiênico, isso o incomoda muito. Tome o cuidado também em sempre deixá-lo bem confortável, ou seja, a fralda não deve apertar.

Frio e calor

Frio e calor também causam incômodo ao pequeno. Nessas situações, o choro do bebê é copioso, indicando desconforto. Mantenha ele sempre à temperatura do ambiente. Verifique sua temperatura pela barriga, e não pelos pés ou mãos, que tendem a ficar mais frios.

Dores e cólicas

Se o choro do bebê for agudo e intenso, levando a criança a esticar as perninhas, pode significar cólica. Se o choro do bebê tiver um grito agudo, seguido de um breve intervalo, quer dizer que o bebê está sentindo dor.

Para aliviar as cólicas do seu filho, coloque uma bolsa de água morna na barriga do bebê (com muito cuidado) e tente realizar movimentos de bicicleta, com as pernas dele, para estimular a evacuação. Massagens também podem ajudar.

Sono ou necessidade de colo

Já o sono deixa a criança agitada e com um choro bem nervoso. Quando isso acontecer, leve o bebê para um local calmo e o coloque para ninar.

Os recém-nascidos têm necessidade de muito carinho e afeto, por isso os pais precisam mostrar para ele que estão sempre ao seu lado. Apenas tome cuidado para não o acostumar dormir apenas no colo. Lembre-se: seu bebê vai crescer e ficar pesado.

Veja abaixo o que a nutricionista Alice Carvalhais tem a dizer sobre o choro do bebê:

Como fazer o bebê parar de chorar?

Pegá-lo no colo ou conversar pode acalmar o bebê, pois ele se sentirá protegido e amado. Mas, se mesmo assim o choro do seu bebê persistir, procure o pediatra e o informe. Isso pode ser sintoma de algum outro tipo de mal estar.

Dica para os pais

Se sua companheira te deixou sozinho com o bebê, e ele não para de chorar, tente este passo-a-passo:

  • Dê a mamadeira;
  • Confira se não é preciso trocar a fralda;
  • Balance o bebê. Eles adoram o movimento de vai e vem e costumam ficar mais calmos;
  • Dance e cante! Segure o bebê no colo, dê umas voltinhas com ele e faça movimentos bem calmos;
  • Seja divertido. Ria para o bebê, faça cócegas na barriguinha, dance sozinho na frente dele: vale tudo para tirar um sorriso do rosto do seu filho;
  • Deixe que ele sinta o calor do seu corpo. Assim, ele perceberá que não está sozinho e, o ritmo do coração e da sua respiração podem ser reconfortantes;
  • E, o mais importante, tenha paciência!

Ainda têm dificuldade em lidar com o choro do bebê? Veja os conselhos da psicóloga Adryani Gomes para lidar melhor com esta fase tão difícil:

Compartilhar: