7 dicas para escolher nomes de bebês

Escolher nomes de bebês pode ser um grande desafio, principalmente para pais e mães de primeira viagem. Hoje se você pesquisar na internet vão aparecer diversas listas com sugestões de nome, mas mesmo com essa facilidade você ainda precisa se decidir.

Pensando nisso, o Nossa Gravidez selecionou 7 dicas para te ajudar a escolher nomes de bebês e nortear pais e mães. Vem com a gente.

Veja o significado dos nomes

Você pode não ser supersticioso, mas escolher um nome com significado pode ser uma boa pedida.

Confira alguns nomes e seus significados:

  • Ana: cheia de graça ou graciosa;
  • Beatriz: aquela que traz felicidade e faz os outros felizes. Significa também viajante;
  • Sofia: a sábia ou sabedoria.

Homenagem a um familiar

Sabe aquela avó ou bisavô que é uma inspiração para todos na família? Que tal homenageá-lo dando o nome do seu filho? Essa pode ser uma boa pedida, se for o desejo dos pais.

Dica: por mais que esta seja uma bela forma de homenagear alguém na família, escolher o nomes de bebê é decisão apenas dos pais. Não sintam-se pressionados.

Nomes compostos

Os nomes compostos são uma boa pedida para quem está na dúvida entre duas opções. Mas, antes de juntar os dois, veja como ficam juntos, se têm harmonia e se faz sentido juntá-los.

Nomes compostos podem ficar lindos, mas a combinação pode ser perigosa, se não for bem pensada. Entenda mais sobre a composição dos nomes na próxima dica.

Combine nome com sobrenomes

Se não estiver seguro ao escolher o nome do seu filho, veja como ele fica com o sobrenome. Se o seu sobrenome for muito diferente, você pode escolher um nome mais comum para combinar.

Mas, também se você acha que fica melhor dois nomes incomuns, sem problemas, desde que não fique estranho ou implique em apelidos. Como prever apelidos? Entenda mais no próximo tópico.

Tente prever os apelidos

Crianças sofrem muito com apelidos na escola e se você puder evitar esse desconforto para seu filho, melhor. Repita os nomes que você gosta com o sobrenome e fique atento se a se eles soam com alguma palavra, principalmente de duplo sentido.

Claro que apelidos são inevitáveis e são até legais para socializar, desde que não causem constrangimento à criança.

Pesquise no Google

Se vocês tem um sobrenome comum, pesquise no Google o nome completo que você tem em mente para o seu filho.

Pode ser que existam milhares de resultados. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas é importante que você tenha conhecimento desse detalhe.

E, por fim, se você já tem filhos, olha que legal a nossa última dica:

Escute seus filhos

Se vocês não são pais de primeira viagem, pode ser interessante envolver seus filhos na escolha do nome do bebê.

Isso é importante para que eles se sintam incluídos nesta nova fase da família e ajuda a lidar com questões como ciúmes e inseguranças mais cedo.

Experiência ao escolher nomes de bebês

Escolher nomes de bebês parece algo simples, mas não é. E acredite, vocês não são os únicos país a enfrentar essas dificuldades.  Veja o depoimento da jornalista Graziela Faria sobre sua experiência na escolha do nome do seu filho.

Compartilhar: